A importância do sono do controlo do peso

Atualmente, está comprovado que o sono tem tanta importância para o estado de saúde como a alimentação e o treino, uma vez que o seu défice está ligado a vários indicadores, tais como: ganho de peso, reduzido controlo do apetite, maior dificuldade de concentração e produtividade, baixo rendimento no treino, maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e depressão, menor sensibilidade à insulina e ainda alterações no sistema imunitário.
 
O sono desadequado é também propulsor da redução da produção de cortisol, conhecido como hormona do stress, o que poderá levar a maior apetite e dificuldade no controlo de quantidades ingeridas e gestão de stress.
 
A alteração da produção hormonal dificulta a gestão da ingestão alimentar - A grelina é uma hormona produzida no estômago, que nos desperta para a sensação de fome; Pelo contrário, a leptina é produzida pelas células de gordura que nos diminui a fome, aumentando a sensação de saciedade. 

 

Na presença de poucas horas de sono ou sono de má qualidade, há um aumento da grelina (mais fome!) e uma diminuição da leptina (menos saciedade!)

Criar uma rotina de descanso é essencial para conseguir dormir as horas necessárias - pelo menos 6 a 8 num adulto, dependendo da necessidade individual de cada um.

Quando é uma situação recorrente, uma das consequências é também a fadiga, e consequente sedentarismo, o que poderá aumentar a dificuldade em gerir o peso da melhor forma.