Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

Com as temperaturas a baixar, é fundamental reforçarmos as nossas defesas naturais. A alimentação diária ajuda a reforçar o organismo contra bactérias e infeções e, consequentemente, ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário. Só precisamos de saber quais os alimentos a ingerir com maior regularidade e em maior quantidade nesta altura do ano.

Alho

Contém substâncias capazes de estimular as enzimas e inibir o crescimento bacteriano, impedindo que se desenvolva doença; O alho tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes e constipações,

Castanha do Pará/Brasil

Oleaginosa rica em selénio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres e potencializa o sistema imunológico. Rica em ômega 3 que tem poder anti-inflamatório.

Batata doce e Cenoura

Tanto as batatas-doces como as cenouras têm β-carotenos e vitamina A, que têm actividade antioxidante, podendo estar ligadas ao combate ao envelhecimento e reduzir o aparecimento de alguns tipos de cancro.

Gengibre

O gengibre auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de Vitamina B6 e C.

Frutas Cítricas

São ricas em Vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias. Potencializam a absorção do ferro e aumentam a imunidade, sendo importantes na prevenção do cancro e doenças cardiovasculares. Este grupo é representado pelas frutas: Laranja, limão, kiwi e morango.

Vegetais Verde-Escuros

Fazem parte desses alimentos: brócolos, couve, couve de Bruxelas, rúcula, agrião e espinafre.
São fontes importantes de ácido fólico, Vitamina A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Além disso, são fontes de ferro e cálcio.

O ácido fólico é um nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.