Conselhos para uma barriga lisa
1- Inclua sempre legumes nas refeições principais;
Não só são ricos em fibra e minerais como aumentam a saciedade e promovem o correto funcionamento de todo o sistema gastrointestinal.
2- Prescinda de alimentos que promovam a formação de gases nos intestinos, tais como as pastilhas elásticas, bebidas gaseificadas, fast-food, alimentos processados e edulcorantes
3- Evite o consumo de açúcares e hidratos de carbono refinados;
São pobres em fibra e o seu excesso promove fermentação no intestino e a formação de gases.
4- Mastigue calmamente;
É importante mastigar bem os alimentos para que estes cheguem ao estômago parcialmente digeridos e para evitar a entrada de ar com alimentos para o sistema digestivo.
5- Evite os alimentos ricos em gordura saturada (carnes gordas, alimentos processados, fritos, enchidos, molhos, manteiga, queijo gordo…), não só dificultam a digestão como também são nefastos para a saúde
6- Aumente a ingestão de fibras e água;
7- Cozinhe bem as leguminosas;
Apesar de serem alimentos ótimos para o funcionamento do intestino, se não forem corretamente cozinhadas podem gerar bastante flatulência. Uma boa estratégia é deixar as leguminosas de molho durante 12 horas e trocar a água várias vezes, colocando nova água para a cozedura.
8- Verifique se tem alguma intolerância alimentar.
Se desconfiar que algum alimento tem propiciado más digestões, cólicas, flatulência, ou distensão abdominal, faça um diário alimentar e tente descobrir qual o alimento que tem causado estes sintomas. Experimente retirar os suspeitos da alimentação e veja como se sente.
9- Combata a obstipação e tente não ficar mais de 2 a 3 dias sem evacuar;
Consuma alimentos ricos em fibra e probióticos, acompanhados com uma boa quantidade de água.
10- Beba chá ou infusões que facilitem a digestão: sálvia, alecrim, gengibre, carqueja, casca de limão, vermelho e verde. Outros, além do seu poder digestivo, aliviam os sintomas de cólicas, como a hortelã, camomila, cidreira, erva-doce, funcho e o boldo. No combate à obstipação um dos mais utilizados tem sido o chá de psyllium.
11- Mantenha um estilo de vida ativo, fundamental para um bom desempenho gastrointestinal.