Os melhores alimentos/nutrientes para a saúde da pele

Antioxidantes a adicionar à alimentação:

🍓Frutos vermelhos: ricos em antioxidantes que ajudam a combater o aparecimento de rugas e previnem contra a ação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo. Entre eles temos o morango, romã, mirtilos, framboesas e amoras

🍊Citrinos: ricos em vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a manter o colagénio da pele, prevenindo a flacidez. Entre eles temos a laranja, o limão, toranjas, morangos e kiwis.

🥦Vegetais de folha verde: ricos em vitamina A, combatem o envelhecimento precoce e a desidratação, promovendo a renovação celular. Os espinafres, couves, agrião, grelos e brócolos são exemplos.

🦐Ómega 3: encontrados no peixe como salmão, atum, sardinhas.. Possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol

🥕Betacaroteno: considerado um carotenoide antioxidante, previne o envelhecimento da pele, conferindo-lhe elasticidade; favorece ainda o bronzeado, protegendo dos raios solares.
Este pode ser encontrado em verduras como a cenoura, abóbora, beterraba, alperce, manga, papaia, repolho, espinafres, batata-doce, brócolos e agrião, por exemplo.

🧊Água: é um fator essencial para a saúde da pele. Uma má hidratação da pele promove celulite, secura, descamação e rugas precoces.
Para saber a quantidade de água ideal que deve beber, multiplique o seu peso por 35 (esta conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal).
Ex: 70 kg X 35 = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml.

✔️Manter um intestino funcionante e saudável é fundamental para a saúde da pele; adicionar fontes de fibras, pré-bióticos e pró-bióticos pode ser uma boa estratégia;

✔️Evitar a exposição a metais pesados como alumínio, chumbo, mercúrio, cádmio e incluir na alimentação alimentos que promovam a sua excreção e sejam fontes de antioxidantes tais como vegetais de folha verde escura, coentro, salsa, alho, cebola, clorela